Capital de Risco

Por que uma empresa busca investimentos de capital de risco?

Afinal, por que uma empresa busca investimentos de capital de risco? Antes de adentrar no tema principal, gostaria de indicar o filme “Piratas do Vale do Silício” que retrata a história de Steve Jobs e do Bill Gates, abordando como se cruzaram no passado. O filme mostra como foi traçado o caminho de ambas empresas e a importância dos investimentos de capital de risco para o desenvolvimento da tecnologia nos EUA. Hoje, se você tem um Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
Capital de Risco

6 práticas empresariais para não afastar investidores

Diante da minha vivência prática em assuntos societários, M&A e venture capital, tenho me deparado com diversas situações que resultam no desinteresse do investidor em aportar capital nas empresas. Sendo assim, decidi formatar esse post para abordar o tema e expor como o empreendedor pode se precaver e evitar não afastar investidores. Faça uma boa leitura! 1. Baixo nível de formalidade Quando se trata de angel investor (ou investidor anjo) investindo em negócios super incipientes, é Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
Capital de Risco

As definições do mercado de investimentos de capital de risco

Inicia-se hoje a nova campanha do nosso escritório que trará temas que envolvem o mercado de Private Equity e Venture Capital que em português pode ser traduzido para investimentos de capital de risco. Dessa forma, nesse post, vamos tratar dos aspectos iniciais e introdutórios, acerca das definições e conceitos absorvidos pela prática brasileira. Afinal, o que é Capital de Risco? De forma resumida, é todo aporte de capital em empresas, no qual o investidor entra como sócio Leia mais…

Litígios Societários

13 artigos sobre conflitos societários que você deve ler pra ontem

Nós sempre tivemos a pretensão de formular, com frequência, conteúdos jurídicos de qualidade para demonstrar o nosso conhecimento sobre o assunto, em especial o direito societário e empresarial. Já somam mais de 100 (cem) artigos publicados no nosso blog, número que parece muito, mas ao mesmo tempo parece pouco diante do caminho que pretendemos traçar ao longo da  nossa jornada jurídica empreendedora. Nesse post, o meu objetivo é compartilhar com você 13 dos melhores artigos Leia mais…

Litígios Societários

Sócio roubou a empresa. O que fazer?

Diante da minha vivência prática em assuntos societários, tenho me deparado com diversas situações que acarretam conflitos entre sócios. Uma delas me chamou atenção: o sócio roubou a empresa. Sendo assim, decidi formatar esse post para abordar o tema, e explanar as estratégias traçadas para tratar do litígio, com foco maior em questões societárias e empresariais. Ressalte-se que diversos fatores podem desencadear divergências no ambiente societário, tais quais: crise, novos negócios, administração, divórcio, morte, desrespeito, Leia mais…

Litígios Societários

Sócio pode exigir prestação de contas do administrador?

É dever do administrador societário prestar contas de sua gestão aos sócios, para que deliberem acerca do que foi feito no exercício social. Desse modo, caso não o faça poderá ser proposta ação de exigir contas (Art. 550 a 553, CPC). Ressalte-se que a depender do tipo societário em que foi constituída a sociedade as regras aplicáveis a essa demanda podem variar. Sendo assim, abordaremos nesse post a figura da sociedade limitada, sociedade anônima, bem como, uma Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
Litígios Societários

5 medidas para intervir a prática de atos de administração

Quais medidas podem ser utilizadas para intervir a prática de atos administração? Antes de adentrar especificamente no mérito de tais intervenções, cabe explicitar que essas medidas, em geral, visam: (i) Impedir prática de um ato de administração; ou (ii) Autorizar prática de um ato de administração;  É Interessante destacar a presença do advogado especializado do Direito Societário para conduzir da melhor maneira tais ações judiciais. Sendo assim, com base na minha vivência prática, assim como nos meus estudos Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
Litígios Societários

Breve abordagem sobre os litígios societários decorrente da morte do sócio

Um ponto que chama atenção é que muitos dos conflitos societários são desencadeados por uma tragédia: a morte do sócio. Ora, tratar acerca de divergências entre sócios não parece ser uma tarefa fácil, ainda por cima, quando um dos sócios morre. Não acha? Essa questão pode ficar mais delicada quando o sócio que morreu é majoritário e o único que detém o poder de administrar a empresa. Desse modo, gostaria de elencar alguns impasses que decorrem desse fato: Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
Litígios Societários

Como proceder da melhor maneira a exclusão de um sócio

Para melhor introduzir o empresário que pretende excluir outro sócio ou aquele que está passando por tal processo, decidimos escrever esse artigo, com intuito de esclarecer como conduzir, da melhor maneira, a exclusão de um sócio. Como já foi discutido no artigo anterior, o instituto da exclusão se divide em judicial e extrajudicial. É importante destacar que o instituto da exclusão extrajudicial apenas pode ser aplicado pela sociedade limitada (LTDA) e por isso vamos nos Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
Litígios Societários

Em quais circunstância um sócio pode ser excluído da sociedade?

Em quais circunstâncias um sócio pode ser excluído da sociedade? Exclusão ou expulsão de sócios são os termos utilizados para tratar de um tema bastante delicado da vida empresarial em sociedade. As situações que circulam esse tema são decorrentes da prática de atos de falta grave por um dos sócios, contudo, apesar de ser incomum, podem ser resolvidos através de negociações “amigáveis”. Entretanto, normalmente a resolução dessas situações desembocam na via judicial ou arbitral. É Interessante destacar que Leia mais…

Por Kim Medeiros, atrás
pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)