Por Kim Medeiros

Inicia-se hoje a nova campanha do nosso escritório que trará temas que envolvem todo o processo de M&A. Para isso, primeiro devemos saber o que é, para depois explorá-lo com maior profundidade.

A sigla “M&A é a abreviação do termo em inglês “Mergers and Aquisitions” que em português significa “Fusões e Aquisições” e remete ao estudo de todo o processo de aquisição de uma empresa, por exemplo, de suas participações societárias (quotas ou ações), ativos empresariais – direitos de propriedade industrial (ex. marcas), maquinário, etc. – formalização de parcerias comerciais, como sociedades de propósito específicos e sociedade em conta de participação (joint ventures), trespasse e arrendamento de estabelecimento, fusão (direta ou indireta), cisão, incorporação, etc.

Os estudiosos do tema são geralmente profissionais, especializados em direito societário ou direito empresarial, que compreendem todo o arcabouço por volta do tema, pois é completamente multidisciplinar, trazendo questões de negociação, contratos, societário, tributário, due diligencevaluation, etc.

Nosso escritório possui total conhecimento sobre o assunto, atuando desde a fase de originação e análise do negócio, negociações preliminares, contratualização, closing e pós-closing, como veremos na próximas publicações.

Em todas essas etapas do processo de M&A é recomendável haver um especialista tanto do lado do vendedor como do comprador, para que no final tenha-se o melhor resultado.

Logo, esse post teve o objetivo de expor, de maneira breve, o conceito do que tema que será abordado nos próximos posts.

Acompanhe nossas publicações!


Kim Medeiros

Kim Ferreira de Melo Medeiros, Bacharel em Direito pela UNIRN, Consultor Jurídico e Advogado pós-graduando em Direito Societário pela Faculdade Brasileira de Tributação, membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/RN, da CDL Natal/RN e da Rede Potiguar de Mentores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)